Segundo disco desse super-grupo, mais homogênio que seu anterior. Mantendo a formação do disco anterior, porém o último disco do Colosseum com James Litherland, que seria substituido pelo vocalista Chris Farlowe e pelo guitarrista Clem Clempson (futuro Humble Pie). James Litherland iria formar o Mogul Trash, banda que continha John Wetton.
Valentyne Suite é iniciado com o arrasador riff de The Kettle (riff esse que seria usado décadas mais tarde pelo Fat Boy Slim em "Push The Tempo"), a voz e a guitarra de Litherland são precisos, o que a música pedia! Elegy , um som de base jazzística por parte de Hiseman, Heckstall-Smith e funk(?) por parte de Litherland e Greenslade... tudo se junta bem, mas dá vontade de passar para a próxima, torna-se meio entediante pelo andamente cansativo e a falta de uma certa energia como a transbordada no início do disco.
O velho e bom blues está sempre na cola da primeira formação do Colosseum, Butty"s Blues vêm com Greenslade transmitindo o tédio, angústia, dor... tudo o que um bom músico faz, transmite seu estado de espírito, emoções e tudo mais... ao invés de amontoar notas como um datilógrafo o faz... belas frases de saxofones lembrando sons em bloco de metais como nas Big Bands de jazz! Um tanto inebriante a quarta faixa, The Machine Demands A Sacrifice , blues imerso em jazz-rock, Litherland canta rasgado, com uma certa raiva, interessantíssima! Com percussões, uma discreta flauta que a tornam depois um tanto space rock... preparando o ouvinte a saborear o ápice do disco, a faixa título: Valentyne Suite: a primeira vez que ouvi me lembrei de ELP, mas logo o sax cortante de Heckstall-Smith e a guitarra bluesy de Litherland mostram que aquilo é Colosseum... uma suíte hipinotizante que pode ser considerada, a melhor música da primeira formação do Colosseum, a única instrumental desse disco, várias passagens belíssimas (três temas), duetos certeiros do sax de Heckstall-Smith, uma certa maestria de Greenslade, Litherland mostra-se um guitarrista criativo e sutil, e Jon Hiseman, que não deixava a peteca cair de jeito nenhum! Esse pode ser considerado o momento mais progressivo até então do Colosseum... é verdade que Litherland o deixaria, mas seria muito bem substituído!
1 - The Kettle (Heckstall-Smith/Hiseman) 4:25
2 - Elegy (Litherland) 3:10
3 - Butty's Blues (Litherland) 6:44
4 - The Machine Demands A Sacrifice (Litherland/Heckstall-Smith/Brown/Hiseman)
5 - The Valentyne Suite (Colosseum) 16:35
Theme One - January's Search
Theme Two - February's Valentyne
Theme Three - The Grass Is Always Greener...
Jon Hiseman - Bateria.
Dick Heckstall-Smith -Saxofone Tenor e Soprano.
Dave Greenslade - Organ, Piano, back vocal.
Tony Reeves - Baixo.
James Litherland - Vocal, Guitarra.
Part.1 Part.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário