Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

domingo, 14 de junho de 2009

Colosseum - Those Who Are About To Die Salute You (1968)

Fantástica banda formada no fim dos anos 60, mais precisamente 1968, quando foi gravado este álbum, Those Who Are About To Die Salute You, formada na dissidência periódica dos Bluesbreakers de John Mayall, no álbum Bare Wires, o mais complexo e maduro de sua discografia (neles estavam Jon Hiseman, Dick Heckstall-Smith e Tony Reeves), Chris Farlowe's Thunderbirds (de onde saiu o notável Dave Greenslade e Chris Farlowe logo também se juntaria ao Colosseum) e um então novato James Litherland.

Juntos gravaram esse excelente e singular disco, uma mistura de jazz rock, blues rock, excelentes arranjos e um clima progressivo, pois tinham grande complexidade instrumental e roupagem rock.


Abrem com um clássico da Graham Bond Organization (de onde Hiseman e Heckstall-Smith vinham antes dos Bluesbreakers): Walking In The Park, com uma pegada bem rhythm and blues, com destaques para o riff da música, a incrível sonoridade de um sax com um hammond, adicionados a um baixo preciso, uma guitarra com um timbre meio sujo, com um pouco de wah-wah, e o vocal suave de Litherland, abrem bem o disco.


Em seguida entra Plenty Hard Luck, onde a presença do blues como influência se mostra bem evidente, mas com uma roupagem bem rock, um excelente solo de Greenslade, que a princípio o deixa em transe... uma sensação de tontura, só ouvindo... Heckstall-Smith e Litherland são também destaques nessa faixa.
Mandarin , instrumental, inicia-se com uma atmosfera meio oriental graças ao sax de Heckstall-Smith, seguido pelo baixo de Reeves, que comanda o som, com direito a baixo distorcido e wah-wah... Debut, meio funkeada, mostra mais uma vez que o blues é o alicerce dessa obra, com Dave Greenslade criando um segurando a onda com seu Hammond, e destaque Heckstall-Smith, um dos maiores saxofonistas do rock (tanto no fusion como no blues rock), e ainda com direito a solo de bateria por Jon Hiseman com seu approach jazzístico, apontando o caracter fusion desse disco.

Bewares The Ides Of March um misto de power blues épico em sua primeira parte????? Com grande destaque para Dave Greenslade, que deveria ser mais lembrado como grande tecladista, e Heckstall-Smith (nem adianta mais comentá-lo)... em sua segunda parte, um jazz latino onde Litherland e Heckstall-Smith dividem um solo agonizante seguido pela banda correta e coesa!
Mostrando que a música latina influenciou muitos músicos de vanguarda, The Road She Walked Before segue essa linha, blueseira e latina.

Backwater Blues , lendário som de Leadbelly, mostrando a voz branda e a fantástica guitarra de James Litherland, destaque nessa faixa, e Heckstall-Smith mostrando como se mostra a angústia e a tristeza sentida nesse blues!
Those About To Die já abre como um arrasa quarteirão, não dando tempo do ouvinte respirar em meio à esse fusion blueseiro e sei lá o quê! Um grande som instrumental muito bem interpretado por todos os músicos, porque ninguém se lembra tanto desse disco?????? A verdade é que o Colosseum já se mostrava um super-grupo, com grandes músicos em sua totalidade, tanto na execução quanto em sua composição, pena não ser tão reconhecido.

1. Walking In The Park (Bond) 3:51
2. Plenty Hard Luck (Colosseum) 4:23
3. Mandarin (Reeves/Greenslade) 4:27
4. Debut (Colosseum) 6:20
5. Beware The Ides Of March (Colosseum) 5:34
6. The Road She Walked Before (Heckstall-Smith) 2:39
7. Backwater Blues (Leadbetter) 7:35
8. Those About Die (Colosseum) 4:49

Jon Hiseman - Bateria.
Dick Heckstall-Smith -Saxofone Tenor e Soprano.
Dave Greenslade - Organ, Piano, back vocal.
Tony Reeves - Baixo.
James Litherland - Vocal, Guitarra.

Baixar

Nenhum comentário: