Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sábado, 21 de abril de 2012

Baterista da The Band, Levon Helm, morre aos 71 anos vítima de câncer.

Músico em apresentação no Festival de Jazz de Nova Orleans, em 2010; ele estava com câncer

Levon Helm, nome artístico de Mark Lavon Helm (26 de maio de 1940 – 19 de abril de 2012) foi um multi-instrumentista e ator estadunidense, mais conhecido como vocalista e baterista do grupo de rock The Band. Helm se tornou célebre por sua voz profundamente sentimental e seu estilo criativo de bateria, características bem representadas em gravações do The Band como "The Weight", "Up on Cripple Creek" e "The Night They Drove Old Dixie Down". Após o fim do grupo em 1978 fez alguns papéis no cinema e deu início a uma carreira solo, trabalhos que passou a manter paralelamente quando do retorno do The Band à ativa em 1983.

Helm foi diagnosticado com câncer de garganta no final da década de 1990. Após um longo período de recuperação formou uma banda solo, voltando a se apresentar ao vivo e gravando três álbuns: Dirt Farmer (2007), vencedor do Grammy na categoria "Best Traditional Folk Album", Electric Dirt (2010), vencedor do Grammy na categoria estreante "Best Americana Album", e o ao vivo Ramble at the Ryman (2011), também premiado com um Grammy de "Best Americana Album".
Levon Helm no meio, junto com  The Band
Helm continuou a fazer shows esporádicos em seu estúdio caseiro em Woodstock, até que em abril de 2012 foi divulgado por sua esposa e filha que ele estava "nos estágios finais de uma batalha contra o câncer". Menos de um dia depois de sua mulher ter anunciado que ele finalizava seu tratamento contra o câncer, o baterista Levon Helm morreu, aos 71 anos, no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York. O óbito do músico, famoso por ter integrado o grupo The Band, com o qual Bob Dylan gravou alguns discos, foi confirmado pelos médicos por volta da 1h30 desta quinta-feira (19), após algumas semanas de tratamento.

"Perdemos Levon à 1h30, cercado por amigos, parentes e pelos músico que o visitaram", disse ao jornal Times Heral Larry Helm, guitarrista e líder da The Band, que tocou com Helm ao longo de quase três décadas. "Por mais triste que tenha sido, foi bastante tranquilo."

Recentemente, Helm havia cancelado diversos shows pré-marcados, incluindo sua presença como atração principal do Festival de Jazz de Nova Orleans, além de suas Midnight Rambles - apresentações que fez ao longo dos anos em seu estúdio caseiro, na cidade de Woodstock, no Estado de Nova York.

"A coisa que mais me orgulha é ter podido chamá-lo de parceiro", continuou Campbell. "Para mim, chegar no lugar onde chegamos ao lado de um grande homem como ele é indescritível."

Na tarde de terça-feira (19), a mulher de Helm, Sandy, e sua filha, Amy, divulgaram uma carta afirmando que o músico estava finalizando um tratamento contra o câncer - doença que já havia tido nos anos 1990, quando foi diagnosticado com um tumor na garganta.

"Por favor, enviem suas orações e seu amor para ele ao longo dessa jornada", escreveram. "Agradecemos aos fãs e amantes da música que fizeram da sua vida repleta de alegria e celebração. Ele nunca amou nada tanto quanto tocar, encher um ambiente de música e fazer as pessoas dançarem. Foi o que fez todas as vezes que subiu ao palco."

No último sábado (14), durante a cerimônia do Hall da Fama do Rock, em Cleveland, Ohio, Robbie Robertson, ex-colega do músico na The Band, também lembrou do baterista no palco do evento. "Envio meu amor e minhas orações a ele", disse.

Multi-instrumentista, Helm chegou a tocar com nomes como Ringo Starr e B.B. King ao longo de sua bem-sucedida carreira. Nascido no dia 26 de maio, em Toronto, Canadá, gravou mais de 20 discos com sua banda principal e projetos paralelos. Foi homenageado em duas ocasiões por Elton John: como personagem principal da canção Levon, lançada em 1971, e no nome de seu filho, Zachary Jackson Levon Furnish-John, nascido em 2010.
Descanse em Paz, Levon Helm!!!
Fontes: http://pt.wikipedia.org
           http://musica.terra.com.br

Nenhum comentário: