Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Terry Reid - Seed Of Memory (1976)


"Sim, Terry Reid é o maluco que, não satisfeito em ter jogado o melhor emprego do mundo no lixo (afinal, foi o primeiro vocalista cogitado por Jimmy Page para assumir o microfone dos New Yardbirds, protótipo de uma obscura bandinha de garagem conhecida por Led Zeppelin, mas polidamente declinou do convite), ainda tornou-se responsável por metade do line-up desta que foi, é e sempre será a maior banda de todos os tempos.

Calma, eu explico esta matemática: ao recusar o convite feito por Page, Reid indicou um obscuro vocalista de nome Robert Plant que, por sua vez, carregou o maior baterista da história, John Bonham. No entanto, isso é tudo que sempre soube do cara pois nunca o havia escutado, até porque nunca vi sequer um disco seu lançado por aqui.

Terry Reid foi um típico prodígio. Aos 15, este inglês de Huntington foi descoberto por Peter Jay, baterista e líder de uma banda de baile de certo sucesso local -The Jaywalkers- e juntos lançaram alguns singles entre 66 e 67 antes da dispersão. Imediatamente, Reid chamou a atenção do tubarão Mickie Most, que não perdeu tempo e lançou o single 'Better By Far', feita sob medida para as rádios. Com este primeiro objetivo alcançado, chegou a hora de lançar um álbum e é nesse instante que surgem as primeiras desavenças entre Reid e o linha dura, e reconhecido escravagista musical, Most. Enquanto Reid desejava impor seu excelente material autoral com arranjos recheados de psicodelia, folk e blues, Most mantinha-se firme em seu propósito de torná-lo um baladeiro típico da época. E o primeiro round foi vencido por Reid que, astutamente, cedeu à imposição do cover de 'Bang Bang' (sucesso na voz de Nancy Sinatra, e completamente 'desconstruída' neste novo arranjo), e que acabou por dar título ao álbum, mas incluiu uma estupenda recriação com mais de 10 minutos de 'Season Of The Witch' de Donovan, uma de suas maiores infuências. No mais, todo o restante do material era completamente autoral, incluindo obras-primas como 'Wrinting On The Wall', 'Without Expression', 'Tinker Taylor' e 'Loving Time' (boa demaaaaaiiiis!!!). O resultado foi um fracasso de vendas, apesar do reconhecimento de seu talento por, entre outros, Van Morrison, Graham Nash, Eric Clapton, Jimi Hendrix (consta que chegou a rolar umas jams) e, lógico, Jimmy Page. Só um detalhe: Terry Reid tinha apenas 18 anos."

1)Faith To Arise
2) Seed Of memory
3)Brave awakening
4)To Be Treated Rite
5)Ooh Baby ( make me feel so young )
6)the Way you walk
7)The Frame
8)Fooling You

Musicians :

Terry Reid - guitar and vocals
Lee Miles - bass
David Lindley - acoustic & slide guitar and violin
Graham Nash - vocal harmonies
Soko Richardson - drums ( except 5 & 6 )
James Gadson - drums ( 5 & 6 )
Ben Keith - pedal steel
Al Perkins - pedal steel
Jesse Ehrlich - cello
Al Viola - balalaika
Plas Johnson - saxaphone
Tim Weisberg - flute
Joel Bernstein - acoustic guitar ( 4 )
Fred Wesley - horn
Clifford Solomon - horn
Blue Mitchell - horn



Agradecimentos a minha amiga Gleici Any (Page) que não parava de falar na minha cabeça para baixar esse disco.

5 comentários:

mleonepereirapinto disse...

O mais impressinante e que Jimme Page sabia exatamente oque queria,pois a voz de Plant e igual a de TERRY REID .

leone disse...

O mais impressinante e que Jimme Page sabia exatamente oque queria,pois a voz de Plant e igual a de TERRY REID .

leone disse...

A MUSICA Seed of Memory, e um Grande SOM !!!

Morena Hard Rock disse...

Eu amooo terry reid!! baixei aqui no hard vacas e me apaixonei. a musica seed of memory eh um daqueles sons que cala fundo na nossa alma! muito bom!!

Morena Hard Rock disse...

Eu amooo terry reid!! baixei aqui no hard vacas e me apaixonei. a musica seed of memory eh um daqueles sons que cala fundo na nossa alma! muito bom!!