Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Moloch - Moloch (1970-1972)


Moloch emergiu da cena musical fértil em Memphis, Tennessee, no ano de 1969. Formada pelo guitarrista Lee Baker (guitarra, vocal de apoio), Phillip Durham (bateria, vocal de apoio), Fred Nicholson (teclado), Steve Spear (baixo) e Gene Wilkins (vocal ), excursionaram ao lado do MC5 e os Stooges e foram oferecida a oportunidade de fazer um álbum para a empresa local Stax em 1970.

Gravado no lendário estúdio Ardent com o produtor Don Nix (produtor de Lonnie Mack, Furry Lewis, Freddy King, Albert King, Delaney & Bonnie, Isaac Hayes, The Staple Singers e outros, e muitas vezes creditado como um dos principais arquitetos da " Memphis Sound "), embora a maior parte das músicas foram escritas por Nix (incluindo a versão original de Goin 'Down, que mais tarde se tornar um hit regravado Eric Clapton, Freddie King, Deep Purple, Pearl Jam entre outros) o som é inconfundível, e traz influências dos Rolling Stones, Led Zeppelin e Blue Cheer, assim como os músicos de blues como Mississippi Fred McDowell, Sleepy John Estes e Bukka White (todos eles Baker já havia tocado no lendário Memphis Festivais Country Blues do final dos anos 60).

O álbum foi um triunfo, mas não conseguiu vender, o que levou a banda a se separar em 1971.

No ano seguinte, Baker montaria outra versão do Moloch (com o baixista Michael Jones, depois de tocar com os Talking Heads) e lançou um EP em uma pequena gravadora local chamada Booger. O destaque da guitarra ainda mais perverso do que no LP, mas foi condenada ao ostracismo desde o início.

Baker passou a tocar com o Alex Chilton (cujo Big Star estavam a sofrer um destino semelhante ao Moloch em uma outra filial da Stax, Ardent), contribuindo com sua lendária guitarra no LP Third / Sister Lovers e Flies On Sherbet, depois em Neutrons com os amigos Jim Dickinson, Selvidge Sid e Jimmy Crosthwait, ficou conhecido como "o maior guitarrista que você nunca ouviu falar"

Ele ainda estava de destaque na cena musical de Memphis, quando foi cruelmente assassinado em setembro de 1996, e é de esperar que esta reedição trará este guitarrista surpreendente para um público mais amplo.

Moloch é uma fusão de blues rock, hard e psicodelia. O registro é um das coisas instantâneas loucamente ecléticas saindo da Stax, Ardent, Sam Phillips, e dos estúdios americanos, em Memphis, no final dos anos sessenta e setenta.

1 Helping Hand
2 Maverick Woman Blues
3 Outta Hand
4 Same Old Blues
5 Going Down
6 She Looks Like an Angel
7 Gone Too Long
8 Dance Chaney Dance
9 Mona
10 People Keep Talking
11 I Can Think the Same of You
12 Night at the Possum

Lee Baker - lead gutar, vocals
Phillip Durham - drums, vocals
Fred Nicholson - organ
Steve Spear - bass
Gene Wilkins - lead vocals


ou

Curtiu o Som, deixe um comentário.

Enjoyed the sound, leave a comment.

Disfruté el sonido, añadir un comentario
.

Um comentário:

Morena Hard Rock disse...

som bom demais!!!!!!!
altamente recomendado aos hardeiros de plantão