Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gotic - Escenes (1977)

O Gotic é um projeto franco-espanhol, liderado pelo baixista e compositor Rafael Escoté Foi gravado em Barcelona durante os meses de Novembro e Dezembro de 1977 e produzido por todos os músicos que participaram do projeto. Infelizmente, o projeto ficou somente nesta obra maravilhosa intitulada "Escenes".

Graças ao Lançamento em CD , 1988, pela FONOMUSIC, foi possível ter acesso a este que pode ser considerado um dos mais brilhantes trabalhos progressivos europeus de todos os tempos. Quem tem o privilégio de possuí-lo sabe bem disso! Começo pelo fim, história de uma gota dágua, é uma das mais belas peças progressivas já compostas. Sua melodia é muito simples e ao mesmo tempo muito bela uma vez que o violão e a flauta e o glockenspell, fazem uma tríade perfeita. Uma perfeita "easy music"!

Ouvindo a introdução na primeira faixa, Escenes de la terra em festa I la mar em calma, com mais ou menos 30 segundos de audição, você fica perplexo e se, por ventura, analisar a qualidade técnica dos músicos e a complexidade da harmonia e arranjo..! você acaba pensando e, se tiver alguém por perto, dizendo: é um absurdo o que tocam.! ( se você tem uma banda então, corre sério risco desistir de tocar) O trabalho rítmico é fantástico, lembra muito Lenny White e o Return to Forever na sua melhor fase jazz- rock.

Indescritível o trabalho do flautista , um virtuose, assim como do tecladista e na verdade de todos os músicos Ou seja, os músicos são fenomenais..Com toques de música renascentista e barroca as escalas fluem naturalmente assim como os duetos constantes.. e as partes acústicas entremeadas as elétricas se harmonizam sem precedentes.

Em algumas passagens lembra Focus e no fim, funciona como um autentico representante do rock progressivo europeu. Ele me parece absolutamente obrigatório para todos os fãs de musica progressiva. Instrumental e perfeito se faz necessário ouvi-lo pelo menos uma vez antes de morrermos..
por: zambinha

1. Escenes de la Tierra em Festa I de Mar em Calma
2. Imprompt
3. Jocs d´Ocells
4. La Revolucio
5. Danca D´Estiu
6. I Tu Que no Vieves Tot Tan Facil
7. História de Una Gota d´Agua

Rafael Escoté: baixo, gong e palmas
Jordi Marti : bateria
Jep Nuix : flauta, picollo
Jordi Vilaprinyó : piano acústico, Fender, clarineta, mini-Moog, violinos, Hammond
Jordi Codina: guitarra
Josep Albert Cubero: violão, guitarra

Baixar

Um comentário:

alcyr2008 disse...

Valeu Man!
O flautista e o clima do som são mesmo maravilhosos.