Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Clear Blue Sky - Clear Blue Sky (1971)

Formada por John Simms, Ken White e Mark Sheather em Acton, oeste Londrino, e sob o nome 'Jug Blues' esta banda composta por tres adolescentes tocavam rhythm and blues ainda na escola em que frequentavam. Partiram para circuitos em clubes, o que era bastante comum naquela época, e com isso chegaram até a Alemanha onde excurssionaram atingindo algum reconhecimento. Conseguiram assim entrar no seleto time de bandas que tocavam no famoso Clube Marquee e pouco tempo depois iniciaram trabalhos de autoria própria e trocaram o nome para 'Clear Blue Sky'.

Com a aproximação das bandas nos bastidores das apresentações conheceram o empresário do Donovan, Ashley Kozak, com quem passaram a trabalhar. A partir daí começaram a atingir lugares inimaginados para aqueles tres jovens tocando nos mesmos lugares que Janis Joplin/Big Brother & the Holding company, Rory Gallagher/Taste, Country Joe and the Fish, Free, Gentle Giant, um sonho.

Em 1970 assinaram com a poderosa Vertigo, casa onde estavam emergindo vários talentos naquela época. Lançaram seu único disco já no começo de 71 com uma curiosidade, a capa foi feita por Roger Dean mais conhecido pelas fantásticas capas do 'Yes'. O som da banda parece ter saído direto da garagem pro estúdio e conquistou vários admiradores de peso como John Entwistle (The Who). Este disco em vinil também se tornou peça de colecionador. Apos duas decadas a banda volta a ativa na decada de 90, lançando varios discos, sendo o ultimo Gateway to the Seventh Dimension em 2007.

Considerado um clássico do início dos anos setenta por um número de críticos, o álbum de estréia Clear Blue Sky foi lançado em uma época onde o rock estava passando por diversas mudanças radicais. A era psicodélica estava chegando ao fim com rock progressivo, servindo como base para muitos gêneros. No entanto, nem todas as bandas seguiram esse molde das bandas de rock progressivo, usando música clássica e jazz como a estrutura para a sua viagem musical, algumas bandas, principalmente as do gênero hard rock, utilizavam uma forma de blues pesado como parte dessa estrutura.

Clear Blue Sky foi apenas uma dessas bandas que têm uma influência mais definitiva blues. No entanto, a sua capacidade de introduzir uma série de variações dentro da sua estrutura musical, como sutis influências clássicas, bem como um grau de complexidade que ultrapassava a média de banda permitiu a sua música para ser apreciada por um leque maior de audiências.

O álbum começa com a suíte, “Journey To the Inside Of The Sun” que ocupa todo o lado do vinil original, sendo subdividida em 3 faixas. "Sweet Leaf" é a faixa de abertura, com seus nove minutos e meio, uma faixa toda instrumental com um riff blues clássico. Nessa faixa John Simms faz um show, com um solo de guitarra após o outro, sendo competentemente apoiado por Sheather e White.

O "Rocket Ride", é a música mais conhecida da banda, geralmente essa faixa aparece na maioria das compilações que incluem uma faixa do Clear Blue Sky, começando com um riff no estilo Hendrix, no entanto, a faixa tem um toque inesperado com algumas mudanças rápidas, antes de entrar o vocal de Simms. A faixa tem sua base no blues, as vezes há vestígios de Cream, enquanto em outros riffs com uma passagem mais acústica lembra os riffs de Jimmy Page, como acontece em "I'm Comin' Home".

“You Mystify” é mais uma faixa com uma boa estrutura musical, apesar da formação ser de guitarra, baixo e bateria, a banda demonstra um ótimo trabalho, as mudanças de tempo são constantes, fazendo com que uma faixa de sete minutos não se torne algo repetitivo. “Tool Of My Frade” tem o suporte de Hammond que permanece firme no fundo, essa faixa também conta com guitarras acústicas que junto com a marcação de Ken White, consegue se destaca ainda mais.

"My Heaven" e "Birdcatcher" finalizam o álbum. "My Heaven" poderia ser considerada a mais suave das duas, a faixa em si combina tanto a parte e acústico e o peso, sendo uma das faixas mais leve de todo o álbum. Por outro lado "Birdcatcher" é uma faixa mais pesada, apresentando grande influencias de blues e riffs Zeppeliano, a música conta com o acréscimo de uma flauta no meio da faixa seguindo até o filme, sendo acompanhada por uns passos, que mantem o ritmo até o final criando uma atmosfera fantástica.

Depois de ouvir este álbum, pode-se compreender o porquê desta banda foi rotulada como uma banda de rock progressivo. É verdade que bandas de prog-rock são normalmente associados com teclados, algo que esta banda não tem. No entanto, por outro lado Clear Blue Sky conseguiu introduzir algumas características inovadoras que os coloca muito acima da maioria dos blues similares à base de trios a partir da mesma época.

1- Journey to the Inside of the Sun
a. Sweet Leaf 9:30
b. The Rocket Ride 5:57
c. I'm Comin' Home 3:05
2- You Mystify 7:45
3- Tool of My Trade 4:50
4- My Heaven 5:00
5- Birdcatcher 4:10

John Simms - guitar, vocals
Ken White - drums
Mark Sheater - bass

Baixar

Nenhum comentário: