Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sábado, 27 de junho de 2009

Garybaldi - Nuda (1972)


Formada em 1965 pelo guitarrista Bambi Fossati sobre o nome de “Gleemen”, esse grupo italiano vindo de Genova mostra claramente suas influencias de Jimi Hendrix, a banda mudou o nome para Garybaldi em 1971, lançando no ano seguinte o seu disco debut “Nuda”.
Segue abaixo uma resenha retirada do site Sound Chaser:

Como seria a música de Jimi Hendrix se ele fosse italiano? A pesada influência da Band of Gypsies na música 'power blues' de Garybaldi parece ser exatamente isso e esse bom guitarrista conhecido como "Bambi" Fossati dá uma bela resposta. Banda originária do Gleemen, mantiveram a formação e mudaram o nome para Garybaldi em 1971.

Um wha-wha introduz a linha de Maja Desnuda (também o nome de uma obra de Goya) e vai na linha de Hendrix como em Manic Depression. A presença de um solo de hammond enriquece bastante e os solos e riffs de Fossati são incríveis.

Em Decomposizione, Preludio E Pace a guitarra é altamente torturada, psicodelismo puro.

Alguns momentos são de grande paz como na faixa Febbraio 1700, onde as mãos de Bambi deslizam suavemente pelo braço da guitarra, acariciando o instrumento. L' Ultima Graziosa é a mais criativa faixa do álbum e uma de minhas favoritas, uma mistura de Hendrix ou mesmo Rory Gallagher.

Moretto da Brescia: Goffredo e Dolce Come Sei Tu têm um distinto toque italiano que a aproxima um pouco do progressivo pscodélico.

Esta disco pode padecer de criatividade, não é exatamente progressivo (se em algum momento pode ser considerado) mas a música que fazem é tocante, de muita competência e é difícil ficar parado.

O segundo disco Astrolabio é considerado melhor e mais progressivo, mas este é sem dúvida exemplo de um bom disco de rock!


1. Maya Desnuda
2. Decomposizione, Preludio e Pace
3. Febbraio 1700
4. L' Ultima Graziosa
5. Moretto da Brescia: Goffredo
6. Il Giardino Del Re
7. Dolce Come Sei Tu

"Bambi" Fossati - guitarra, voz.
Lio Marchi - teclados.
Maurizio Cassinelli - bateria, voz.
Angelo Traverso - baixo.

Baixar ou Baixar

Nenhum comentário: