Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Bolder Damm - Mournig (1972)

Bolder Damn foi formada em Fort Lauderdale, Florida em 1969, fazendo vários shows de abertura para outras bandas do estado. Se destacaram por causa das perfomances teatrais em seus shows o que lhes rendeu um grande numero de fãs.

O album "Mourning" foi gravado no verão de 1972 em impressionantes quatro horas e praticamente ao vivo, sem overdubs. A edição em vinil se limitou a 200 cópias o que faz deste título, uma raridadade de altíssimo valor para colecionadores.

É bem provavel que eles tivessem feito parte do primeiro ou segundo escalão da bandas de hard rock da época, se não fosse pelo encerramento de suas atividades provocado pela convocação do frontman "John Anderson" e do baixista "Ron Reflett" para o serviço militar americano.

Durante anos, esta banda permaneceu obscura e restrita a colecionadores, até que em 1996, a "Rockadelic Records" lançou em formato de CD, esta versão comemorativa de 25 anos que encontra-se fora de catalogo a varios anos.

A definição para o som do "Bolder Damn" poderia ser expressa através desta formula:

Bolder Damn = ( Grand Funk + MC5 + Blue Cheer + Black Sabbath ).

Isto poderá ser comprovado logo na primeira faixa do album, "BRTCD" através de seu andamento e guitarras muito parecidas com a banda MC5. A diferença é que eles soam bem mais pesado. Segue-se "Got That Feeling" com forte marcação de baixo bem na linha da banda "Grand Funk Railroad" e excelentes guitarras. Agrada em cheio todo fã do bom Hard Rock.

A entrada de "Monday Mourning" tem um baixo matador que vai se fundindo gradativamente com a cadencia da bateria e as bases de guitarra. As linhas harmonicas lembram um hard blues / boogie, mas a caracteristica predominante é o hard rock novamente.

"Rock On" é outro hard cadenciado e com grande influencia do rock tipico das bandas de Detroit. Guitarras a lá "Blue Cheer", vocais mais roucos e baixo poderoso sustentando tudo.

"Find a Way" tem grande destaque para o baixo. Mesmo os vocais mais calmos em coro e o trabalho de guitarra mais harmonico, não conseguem amenizar a pegada pesada desta faixa.

O baixo continua imperando em "Breakthrough", com sonoridade bem influenciada por "Grand Funk Railroad" inclusive nas linhas de guitarra e bateria. Outra excelente faixa.

O grande "petardo" do album é "Dead Meat" com seus quase dezesseis minutos de duração. A abertura é totalmente "Black Sabbath" só que com uma guitarra utilizando timbre mais agudo. O prosseguimento é uma cadencia lenta e pesada que vai progredindo gradativamente para uma mini-jam instrumental que começa com bateria, efeitos sonoros, guitarra com distorção mais grave e uma "quebradeira" generalizada sustentada por uma bateria insana. Eu fico imaginando esta faixa sendo gravada praticamente direto da mesa de estudio para a master tape e daí para o vinil. Se o resultado foi este que ouvimos, o que eles fariam com mais tempo, estudios mais equipados e melhor produção???...



1. BRTCD - 02:53
2. Got That Feeling - 03:25
3. Monday Mourning - 03:02
4. Rock On - 04:08
5. Find a Way - 04:37
6. Breakthrough - 03:20
7. Dead Meat - 15:53

John Anderson - lead vocals, rhythm guitar
Ron Reflett - bass, backup vocals
Robert Eaton - drums, backup vocals
Glenn Eaton - guitar, backup vocals

Baixar. ou Baixar.

Nenhum comentário: