Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sábado, 16 de maio de 2009

Van der Graaf Generator - The Aerosol Grey Machine (1969)

Van der Graaf Generator é uma banda britânica seminal de rock progressivo formada em 1967.
O nome da banda foi inspirado no equipamento elétrico Gerador de Van de Graaff, projetado para produzir energia estática. Supõe-se que o erro de ortografia no nome – tem um "r" a mais e um "f" a menos – tenha sido acidental.
O grupo formou-se em 1967 enquanto seus integrantes estudavam na Universidade de Manchester. O trio era composto por Peter Hammill (vocais, guitarra), Nick Pearne (órgão) e Chris Judge (bateria e instrumentos de sopro). Eles conseguiram um contrato com uma gravadora, lançando apenas um compacto ("The People You Were Going To") antes de se separarem no final de 1969. Já então Pearn havia sido substituído por Hugh Banton.

No final de 69 um novo Van der Graaf Generator foi formado durante a gravação de um álbum que originalmente pretendia ser um lançamento solo de Hammill, The Aerosol Grey Machine.
Algumas mudanças de formação (e no estilo do som do grupo estabilizariam o Van der Graaf, que viajou em turnê intensa no começo dos anos 70. Em 1972 dificuldades financeiras minaram a carreira do grupo e Hammil seguiu carreira solo, apesar de seus antigos companheiros continuarem contribuindo com ele.

No final dos anos 1970 o Van der Graaf passou por várias saídas e entradas de integrantes novos e antigos, o que ocasionalmente desestabilizou a carreira do grupo. A formação clássica de Hugh Banton, David Jackson, Guy Evans e Peter Hammill retornou em 2003, tocando uma única vez em Londres.Esta reunião levou os músicos a considerarem o retorno de vez aos palcos.

" "Afterwards" - é uma faixa relativamente calma que inicia com a entrada de um bumbo, baixo seguido do órgão, bateria e entrando os violões e vocais de Peter Hammill que vai ficando lentamente crescente nos dois refões que são executadas as letras e o refrão instrumental que é do meio é solado por um piano acústico e no fim a música vai ralentando e termina calmamente.

"Orthenthian St (part I)" - o "st" que foi editado graficamente é "street", significa rua em ingles, mas não existe segundo a banda. Inicia com a entrada do violão seguido de acordes do piano de Banton entrando o vocal de Hammill e em conjunto com a bateria até entrar o refrão que toca repetidamente as mesmas notas dos instrumentos tocados e sendo dominados pela precisão da bateria em conjunto até terminar a faixa e entrar na segunda parte.


"Orthenthian St (part II)" - evidentemente é a continuação da outra faixa anterior inicia com um tímido piano fazendo alguns acordes repentinamente ficando agressiva e sendo calma lentamente pelos vocais de Hammill. Posteriormente vem a mesma melodia que vai terminando a mesma primeira parte da música nos dois refrões, mas nesse caso parece ficar um tanto mais agressiva que a da primeira.


"Running back" - é outra faixa calma que tem a única participação do integrante Jeff Peach na flauta. Inicia com acordes calmos de violão acompanhados pelo baixo de Ellis estão muito presentes na faixa inteira ao longo de seus pouco mais de 6:30 minutos e a melodia vai sendo acompanhado com o cantar de Hammill no decorrer dos dois refrões sendo que no próximo, o terceiro dá preferência ao solo de flauta de Jeff. A faixa finaliza com mais um refrão porém um pouco mais empolgado que os outros.


"Into a game" - é um pouquinho progressiva esta faixa com a entrada do violão que vai ficando crescente os arranjos conforme entra a melodia do piano de Banton e mais o baixo de Ellis até que Hammill vai assumindo os vocais e conforme são citados as letras a bateria faz sua presença nos tres refrões, sendo este último quando se finaliza entra outro tema da faixa com a entrada da bateria bem precisa no fundo com o baixo a acompanhando-a e alguns acordes de pianos bem baixinhos. A medida que a faixa vai sendo executada vai se percebendo um coro cantando repetidamente "Into a game".


"Aerosol grey machine" - é uma vinhetinha de menos de um minuto que parece lembrar uma propaganda de um comercial de algum produto coloca por sinal todos os músicos em perfeita sincronia ao executar seus instrumentos


"Black smoke Yen" - além de ser uma música curtinha de um pouco mais de um minuto de duração, é a única instrumental do album e a única inclusive composta por Evans, Banton e Ellis sem a presença de Hammill tanto que inclusive é apenas um solo de bateria acompanhada pelo baixo e mais acordes de piano antes que no término desta faixa percebe-se que vai se emendando com a outra faixa ouvindo os primeiros acordes de violão de Hammill em "Aquarian".


"Aquarian" - é a maior faixa do album com aproximadamente 8:30 minutos de duração e que é emendada pela a outra anterior "Black smoke Yen", esta instrumental até então. Inicia com acordes de violão de Hammill acompanhada aos poucos pelo baixo e vai ficando em ritmo crescente com a entrada da bateria e quando Hammill vai fazendo os vocais a medida que corre a faixa, depois fica num ritmo meio de rythm blues-marcha quando entra um pequeno coro fazendo o mesmo refrão e interrompida calmamente por algumas notas do piano, a mesma melodia é repetida por outros dois refrões então entra outro tema diferente que vai ficando crescente novamente conforme a cantoria de Hammill até finalizar a faixa de vez.


"Necromancer" - é talvez uma das faixas mais agressivas do album que inicia num ritmo meio de bolero em meio de alguns ruídos e sendo posteriomente acompanhada por um piano e órgão que vai tomando conta aos poucos dos refrões e a medida que Hammill vai citando as letras da faixa isso nos dois refrões, quando um coro entra em conjunto com o sincronismo de órgãos retornando a mais um refrão finalizando com efeitos dos ruídos que iniciaram a música.


"Octopus" - é tambem uma das faixas longas do album com quase 8 minutos de duração e o baixo é constantemente presente desde o início da faixa e em conjunto com o órgão. Aqui no caso esta faixa é interessante, Banton "esparrama" suas mãos nas teclas por várias e várias vezes fazendo um som bem psicodélico com várias fugas e sendo acompanhado claro pelo baixo e a "guitarra" que é o violão de Hammill também surte um efeito muito interessante e a bateria de Evans que aparenta estar meio perdida, mas acompanha seriamente os outros instrumentos, sem contar os vocais de Hammill que mudam alternadamente de tom. Razoavelmente agressiva até."


Por: Soundchaser

01-"Afterwards" (Hammill) – 4:55
02-"Orthenthian St., Pts. 1 & 2" (Hammill) – 6:18
03-"Running Back" (Hammill) – 6:35
04-"Into a Game" (Hammill) – 6:57
05-"Aerosol Grey Machine" (Hammill) – 0:47
06-"Black Smoke Yen" (Hugh Banton, Keith Ellis, Guy Evans) – 1:26
07-"Aquarian" (Hammill) – 8:22
08-"Necromancer" (Hammill) – 3:38
09-"Octopus" (Hammill) – 8:00

Hugh Banton - piano, órgão, vocal
Keith Ellis - baixo, vocal
Guy Evans - bateria, percussão
Peter Hammill - vocal, guitarras
Jeff Peach - flauta

Baixar

Nenhum comentário: