Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Moby Dick - Moby Dick (1973)

"Uma banda bastante interessante dos inspirados anos 70, também rara hoje em dia, os italianos do Moby Dick criaram um disco de grande inspiração em 1973 e que vale a pena ser citado.

Apesar de sua forte influência do Led Zeppelin (que na época estava no auge do sucesso), o Moby Dick demonstra também bastante competência criando sons pesados, com destaque para as excelentes guitarras e vocais.

O grupo foi formado em 1968, em Nápoles, tendo se mudado para Londres em 1973, onde garvou este excelente disco. A banda era formada por Alessandro Coppola (vocal e guitarra), Vicenzo Pettroni (baixo), Adriano Assanti (bateria) e Toni Di Mauro (guitarra).

A história do Moby Dick é uma das muitas que existem em qualquer lugar ou época, onde candidatos ao estrelato sonham, lutam, mas no final alcançam ou não o sucesso esperado.

Embalados pela forte onda do hard rock dos anos 70 estes jovens italianos gravaram apenas um disco antes de definitivamente encerrarem suas atividades e voltarem para as suas rotinas normais (coisas da vida). Apesar de tudo isto, o álbum em questão acabou tornando-se um clássico do rock mundial.

Lançado à pouco pela Akarma (a edição em vinil é caprichadíssima), inclusive com um compacto com 3 faixas, gravadas em Roma em 1970, o álbum merece sua aquisição (logicamente o preço não é dos mais agradáveis ...mas raridades são raridades).

Como citado anteriormente, o álbum começa com o bom hard de "Two Timing Girl" (4:34) já mostrando a força da banda. O destaque da músicas são os vocais "a la Plant" de Sandro e as guitarras dele próprio acrescida dos solos de Di Mauro. Grande início !!!

Na seqüência temos "Free Wheelin Cat" (4:32), maravilhosa, tudo no lugar certo, novamente os vocais fazendo a diferença. Uma delícia de som – Novamente Led na cabeça ... Na minha opinião, a melhor do disco !!!

A terceira faixa é "My Friend" (4:18), também pesada, apesar de não ser tão boa como as anteriores. O lado 1 termina com a baladona "What Time is It ?" (6:02), com belos violões, lembrando de uma tacada só, o ótimo Steve Howe do Yes e o clima de "Tangerine" do Led Zeppelin III – de arrepiar !!!

Na sequência temos (lado 2 para quem ouve em vinil) "Provisional Baby Hip" (6:10), também com violões, vocal parecidíssimo com Robert Plant (nesta altura temos a impressão de ouvir um Led Zeppelin italiano). Apesar disto, a música é muito boa e a sensação de estarmos ouvindo um excelente disco já é nítida.

A próxima é "Groove Me" (6:47), faixa onde o instrumental se destaca, seja pelas guitarras, excelentes ou pela bateria pesada (quase lembrando o eterno Bonham ...)

Chegamos ao final do disco com a faixa" Sex'n'Roll Express" (7:59), outra música acima da média, com excelente instrumental.

Apesar de não terem chegado ao estrelado, o Moby Dick teve seu mérito por gravar este belo disco. Podemos perceber a dificuldades das bandas italianas (que não eram poucas na época) em alcançarem sucesso nos Estados Unidos ou Inglaterra. Grupos como Dalton, Analogy, Banco, entre outros, também quase chegaram lá. Apenas o conhecidíssimo PFM (Premiata Forneria Marconi) conseguiu o estrelato (contando com o importante apoio de Peter Sienfield, do King Krimson – grande ajuda ...).

Atualmente os membros do Moby Dick vivem na Itália (exceção de Adriano que mora na Suíça e trabalha com new-age), e Di Mauro que mora na Alemanha e não trabalha com música. Infelizmente nenhum seguiu a carreira dentro do rock e somente quase trinta anos depois temos a disposição esta grande obra do hard rock italiano. Pelo menos isto ocorreu um dia ..."

Por Wagner Xavier

01. Two timing girl
02. Free wheeling cat
03. My friend
04. What time is it
05. Provisional baby hip
06. Groove me
07.
Sex'n roll express
08. Il giorno buono
09. Ad ogni costo
10. Parlo nel vento

Sandro Coppola - vocals, guitar
Toni Di Mauro - guitar, vocals
Enzo Petrone - bass
Adriano Assanti - drums

Baixar

Nenhum comentário: