Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Patto - Patto (1970)

PATTO foi uma banda inglesa formada em 1970 é um daqueles conjuntos que com o advento da internet muitos que passaram a conhecê-la fazem a pergunta: "Por que esses caras não deram certo?”
Os dois primeiros discos da banda - Patto e Hold Your Fire - são, para muitos, dois dos melhores trabalhos lançados no ínicio de 70, isso em uma época onde Zeppelin, The Who, Ten Years After, entre tantos, estavam em sua melhor fase criativa. O guitarrista Peter Halsall é de uma técnica impressionante e Mike Patto um vocal hard rock bem típico dos anos 70. A cozinha, composta por John Halsey e Clive Griffiths seguram bem o balanço e o ritmo vigoroso do grupo.

As primeiras apresentações na cena londrina da época causaram furor, e logo passaram a abrir concertos na Europa para Joe Cocker e Ten Years After. Entretanto, o sucesso jamais extrapolou o Reino Unido o que acabou fazendo o grupo cair naquela das "grandes bandas que ninguém nunca ouviu".

A banda acabou em 1973, e Mike Patto e Ollie Halsall tocaram juntos no Boxer. Mike Patto faleceu em 1979, vítima de uma leucemia. Ollie sucumbiu ao seu vício crônico em heroína, morrendo de um ataque cardíaco em 1992. Clive Griffiths e Admiral John sofreram um acidente de carro que deixou Clive com amnésia, sem lembrar de nada do seu passado, enquanto Halsey ganhou a companhia permanente de uma muleta em virtude dos ferimentos sofridos em sua perna. Um triste fim para uma das bandas mais sensacionais e injustiçadas de todos os tempos.

Sobre o Disco

Produzido por Muff Winwood, irmão do Steve (Spencer Davis Group, Traffic, Blind Faith ...), nesse primeiro disco a banda já mostra o seu grande potencial, composto por oito composições uma melhor que a outra, fazendo um som que pode ser definido como uma união entre o hard, blues e jazz, formando uma sonoridade única.

Uma curiosidade é que Peter "Ollie" Halsall nos três anos anteriores nunca havia tocado uma guitarra, algo difícil de acreditar, particularmente vejo Ollie Halsall como um dos músicos mais virtuosos daquela época.

Começando o disco a faixa “The Man" sendo o destaque a voz rouca e marcante de Mike Patto e o belo solo de vibrafone executado por Ollie Halsall.
"Hold me Back" e "Red Glow" são as mais hard do disco, sendo duas pancadas, as guitarras de Ollie Halsall sempre se destacando, junto com a bateria caprichada de John Halsey, e que bateria!

E o disco segue com “Government Man” com suas estruturas mais complexas, “Money Bag” com sua seção de improvisos, o jazz rock de “Time to Die”, até chegar “Sittin´Back Easy” com a incrível vocalização de Mike Patto cheia de feeling, fechando o disco com chave de ouro.
Uma obra obrigatória para ter em sua coleção, dessa grande banda injustiçada!

01 – The Man
02 – Hold me Back
03 – Time to Die
04 – Red Glow
05 – San Antone
06 – Government Man
07 – Money Bag
08 – Sittin´Back Easy

Mike Patto - Vocais
Clive Griffiths - Baixo
John Halsey - Batera e Percusão
Peter Halsall - Guitarra, Orgão, Piano e Vibrafone

Baixar

Nenhum comentário: