Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

King Crimson - In The Court Of The Crimson King (1969 )

King Crimson é um grupo musical inglês formado pelo guitarrista Robert Fripp e pelo baterista Michael Giles em 1969. O estilo musical da banda costuma ser categorizado como rock progressivo, mas a sua sonoridade carrega vários estilos, como jazz, música erudita, new wave, heavy metal e folk.
O nome King Crimson foi sugerido por Peter Sinfield, sendo uma alusão a Belzebu, princípe dos demónios. De acordo com Fripp, Belzebu seria uma forma ocidentalizada da frase árabe "B'il Sabab.", significando "o homem com um objetivo", apesar de muitos sugerirem que a palavra vêm do hebraíco Ba'al-z'bub, "senhor das moscas".
Uma parte considerável da história dos Crimson consiste nas várias mudanças que foram ocorrendo na banda ao longo dos anos, sendo Robert Fripp o único elemento consistente do grupo, embora ele diga que não se considera o líder, e que para ele os King Crimson são “uma forma de fazer coisas”, e a consistência musical que tem persistido ao longo da história da banda, apesar da rotação dos seus membros, demonstra bem este ponto de vista.

"A capa diz tudo: um ser humano aterrorizado.
Apavorado, provavelmente, com o futuro, tanto seu quanto da humanidade.
Era a intenção do King Crimson, que queria passar tanto nas letras de Peter Sinfield quanto na musicalidade de Robert Fripp o futuro que os esperava.
O ano era 1969, o disco In The Court Of The Crimson King.
Cinco músicas.
Pode até paracer pouco, mas é o suficiente para deixar sua marca entre os melhores discos progressivo de todos os tempos.

21st Century Schizoid Man:
Caótica, frequentemente descrita como: ''a trilha sonora que o mundo ouviria no seu apocalipse''.
Completamente louca.
Com uma letra visivelmente visando um futuro conturbado e violento: ''...Blood rack barbed wire Politicians funeral pyre Innocentes raped with nalpam fire Twenty fist century schizoid man..''.
King Crimson soube muito bem interpretar a letra de Peter Sinfield, musicalmente falando. São 07:21 de pura doidera e genialidade.
Destaque para a voz completamente irreconhecível de Greg Lake.

I Talk To The Wind:
Uma balada das mais lindas.
A letra, mais uma vez, disseca o ser humano e seu maior medo: a solidão.
Também visa a humanidade: ''I'm on the outside looking inside What do I see? Much confusion, desolution All around me''. Belíssima.
Destaque para a flauta de Ian McDonald.

Epitaph:
A mais depressiva do disco ( aliás, o disco inteiro é depressivo. Tanto que chegam a falar que: é o disco ideal para que está ''preparando a cordinha'' e o suicida sempre deixa ''Epitaph'' para o final ).
Também é a música que Greg Lake canta melhor.
A voz dele aqui, se transforma.
Talvez a única música da carreira do Lake em que a voz dele está teatral, maligna, a là Peter Hammill.
Sinfield aqui, mostra toda a sua vertente de grande letrista que é.
Poderosíssima, a letra. Não merece ser ''retalhada'' aqui.
Leia na íntegra que é melhor.

Moonchild:
Praticamente unânime entre os fãs como: ''inescutável''. Só os primeiros 2 minutos valem a pena.
A própria banda detesta a música.
Segundo eles, já tinham gravado todo o disco e ainda faltava preencher espaço.
Então, fizeram qualquer coisa.
Eu, o próprio resenhista aqui, SEMPRE pulo essa faixa.
Mas para fazer a a resenha, achei melhor escutar a música inteira ( coisa que nunca tinha feito, só tinha escutado até a metade e desisti, de tão ruim ).
Para os leitores, vem a pergunta: ''Porque é tão odiada?''
Resposta: é experimental demais. Se fosse experimental com sentido, tudo bem, mas...
Incrivelmente, é a maior música do álbum, com 12:15

In The Court Of The Crimson King:
A mais sinfônica do disco.
Excelente.
Com coral e tudo.
A letra é sobre a corte Rei Carmesin.
Quando você ouvir e achar que a música acabou, fique mais uns segundos ouvindo que você verá que tudo volta.
Fecha o disco com chave de ouro."

Por:
Catcher in the rye

1. 21st Century Schizoid Man* (7:21)
2. I Talk To The Wind (6:05)
3. Epitaph (8:47)
4. Moonchild (12:13)
5. The Court Of The Crimson King* (9:25)

- Robert Fripp (Guitarra)
- Ian McDonald (Flauta, trompeta, teclados, mellotron, voz -acompanhamento-)
- Greg Lake (Voz -principal-, bajo)
- Michael Giles (Bateria, percussão, voz - acompanhamento-)
– Peter Sinfield (Letras)

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