Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

King Crimson - In the Wake of Poseidon (1970)

Esse disco tem a adição de Mel Collins na flauta e saxofone, Keith Tipett no piano, Peter Giles (irmão de Michael) no baixo e a participação de Gordon Haskell nos vocais de Cadence And Cascade. In The Wake Of Poseidon tambem marca a saida de Greg Lake para o seu novo grupo o ELP, e tambem a saida dos irmãos Giles.


""Peace - a beginning" - gravada em tres seções, foi elaborada sob o efeito na época em relação da guerra do Vietnã e logo no primeiro verso já associa o elemento água confome esclarecido anteriormente; esta primeira parte é a menor do trabalho com um pouco mais de 30 segundos, muito calma com Lake soando no vocal bem baixinho e aos poucos vai graduando no fim com acordes de violão para dar entrada a próxima

"Pictures of a city" - com um pouco mais de 8 minutos de duração, é uma faixa bem tipicamente jazzistica que soa um tanto como na "21st century schizoid man" do album anterior tanto o vocal e os instrumentos tocados. Mas essa faixa já havia sido apresentada nos concertos ao vivo em 1.969 com o nome "A man, a city" e pode ser escutada no album ao vivo "Epitaph" (1.997), no caso a de estúdio sai bem melhor do que ao vivo. Detalhe: a banda italiana Premiata Forneria Marconi também fazia "cover" da mesma época em que eles estavam tambem estreando no cenário de rp. Dá se a uma introdução razoavelmente barulhenta com bateria, guitarra, baixo e saxofone que este por sinal é a vedete principal nos 3 refrões da música. Quando Lake inicia o vocal a guitarra fica bem agressiva a medida que ele vai citando os versos e quando conclui um refrão a guitarra vai ficando em tom crescente. Na parte instrumental que tem momentos progressivos e jazzisticos percebe-se o virtuosismo de Fripp na parte que contem a "correria" de arranjos e fica calma repentinamente por um tempo dando uma impressão que a faixa termina mas vai lentamente ficando crescente o tema antes deles entrarem no último refrão.

"Cadence and cascade" - é a única faixa que Lake não faz o vocal e o convidado é o amigo de Fripp, Gordon Haskell, que faz com uma sonoridade muito suave ao longo de toda a faixa que de fato é uma música calma, está ao mesmo nível de "I talk to the wind" do album anterior. Inicia sob as dedilhadas de um violão e Haskell citando de início o nome da faixa e acompanha o violão de Fripp quando termina o refrão observa-se um delicado piano de Tippett nos dois refrões. No tema do meio que continua calmo surge a flauta de Collins também suave até aguardar de volta o vocal de Haskell que então finaliza a faixa. Detalhe: a mesma melodia desta faixa pode ser ouvida em "Flight of the Ibis" do album McDonald and Giles (1.970) que citam que foi criada no ano de 1.969 em nota. Pura coincidência?

"In the wake of Poseidon" - aqui nesta faixa com pouco mais de 8 minutos de duração é que o King Crimson faz praticamente a associação das "12 caricaturas" nos versos da música citando um por um e do elemento água que está presente na letra juntamente com mais os outros 3 elementos (terra, fogo e ar). Interessante que retrata sobre a insinuação de um naufrágio, e o Van der Graaf Generator outra banda do cenário rp, um ano depois no album "Pawn hearts" (1.971) apresenta na gigantesca faixa "A plague lighthouse keepers" a situação semelhante também sobre um naufrágio, mas ai no caso é outra situação. O melotron é o instrumento que "carimba" a música, muito forte a presença e sendo executado por Fripp e além do violão acústico que também toca !!! Nos 3 refrões Lake demonstra a dramatização das letras com uma eficácia estupenda e Giles ainda mostra o peso de sua percussão muito bem sincronizada com relação aos demais instrumentos. No tema final após os versos vai sendo repetido os arranjos tornando-se crescente e posteriormente decrescente no meio a um coro de vocais que lembra um momento da faixa "In the court of the Crimson King", do album anterior. A mesma melodia de coro também lembra por incrivel que pareça no hit "Lucky man" do ELP no album de estréia. A faixa lembra bem o estilo "Epitaph" e até aqui já na metade do album, será que existe alguma dúvida de que o trabalho não é tão semelhante quanto ao anterior, mesmo com reforço de Fripp com seus colegas?

"Peace - a theme" - é a segunda parte daquela faixa que fez a abertura do trabalho aqui só é executado o violão de Fripp tem um pouco mais de 1 minuto de duração

"Cat food" - como todas as faixas são de autoria de Fripp e Sinfield, é a única que McDonald tem participação da elaboração. Meio jazzistica, com entrada de um baixo e a tranquilidade da bateria aguardando o vocal de Lake que quando termina as letras de um refrão repete numa forma em coro "Cat food". O piano de Tippett faz uns arranjos meio malucos, sinal do presente jazz em questão com vária arpejadas de guitarra-violão, risadas lembra inclusive a "Indoor games" do Lizard (1.971), mas gravada posteriormente depois deste trabalho.

"The Devil´s Triangle" - essa faixa já é um tanto polêmica porque no caso é semelhante até em exagero com a "Mars, the bringer of war" do classiscista Gustav Holst, da obra "Os planetas" de 1.915 e Fripp não creditou ao compositor no caso, o que acabou tornando uma faixa não autorizada. Tanto que no album ao vivo "Epitaph" o King Crimson executa essa mesma trilha mas sob o nome "Mars" e ao crédito dos integrantes na época no ano de 1.969. Como a faixa está dividida em três partes numa delas McDonald também tem crédito e claro que a faixa foi "composta" por exclusivamente por Fripp inteiramente ao longo de seus quase 11:30 minutos de duração, sendo a maior portanto do album. Uma parte do trecho da faixa chegou a ser utilizada em um documentário retratando sobre o Triângulo das Bermudas e é óbvio que o elemento água está sendo retratado no tema em questão segundo as argumentações de Sinfield com relação ao trabalho como um todo e não um ataque de alienígenas como sugere no nome "Mars..." (Marte) e induz ao ouvinte imaginar tal situação conforme a faixa vai sendo tocada. A música inicia de uma forma calma que vai ficando crescente e crescente com sobre a presença do melotron em ritmo meio de bolero e aos poucos vai se observando efeitos sonoros feitos pelo piano e saxofone até que determinado momento ouve-se ruídos de ventanias que induz serem demônios (Ou o Triangulo das Bermudas?) quando fica pouco calma voltam os instrumentos que fazem a faixa ficar novamente crescente e o baixo fica tornando destaque junto do melotron e do saxofone escutando um barulho do piano/cravo de Tippett que aparenta estar perdido sem melodia para acompanhar, repentinamente ouve-se um curtissimo trecho da faixa "In the court of the Crimson King" do album anterior no refrão que cantam em forma de estilo coro, assim aos poucos finalizando a faixa.

"Peace - an end" - associa também o elemento água e é a seção final da faixa que inicia de abertura do album, mas no caso um pouquinho mais longa em forma de duração e claro que calma e muito suave encerrando o album "In the wake of Poseidon"."

Por:
Steve Hillage

1. Peace: A Beginning (0:49)
2. Pictures of a City (8:03)
3. Cadence and Cascade (4:27)
4. In the Wake of Poseidon (7:56)
5. Peace: A Theme (1:15)
6. Cat Food (4:54)
7. The Devil’s Triangle (11:39)
8. Peace: An End (1:53)

- Robert Fripp (Guitarra, mellotron)
- Greg Lake (Voz -principal-)
- Mel Collins (Flauta, saxofone)
- Michael Giles (Bateria)
- Peter Giles (Baixo)
- Keith Tippett (Piano)
- Gordon Haskell (Voz -principal- en track 3)
- Peter Sinfield (Letras)

Baixar
senha:http://fullrockprog.isgreat.org/

Nenhum comentário: