Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Charlee - Charlee (1972)

"O primeiro e único disco do power trio canadense Charlee é um dos mais desejados pelos apreciadores e colecionadores do chamado hardão setentista. Liderado pelo lendário guitarrista italiano Walter Rossi, o Charlee cometeu em seu único registro uma obra-prima do gênero.

Rossi, exímio instrumentista, teve passagens marcantes pela banda de Wilson Pickett e pelo Buddy Miles Express, onde em 1970 gravou a primeira versão do maior sucesso de Miles, "Them Changes", poucos meses antes de Buddy aceitar o convite de Jimi Hendrix e integrar a Band of Gypsys. Aliás, para muitos pesquisadores, a versão de Hendrix para "Them Changes", presente no álbum Band of Gypsys contém um solo muito semelhante ao que Rossi havia gravado anteriormente, o que demonstra o quanto o músico italiano radicado no Canadá estava à frente do seu tempo.

As oito faixas de Charlee apresentam um hard rock pesadíssimo, com claras e gigantes influências de Hendrix no modo de Rossi tocar a sua guitarra. O disco abre com a instrumental "Wizzard", um hard blues cósmico de cair o queixo. Na sequência temos a hendrixiana "Lord Knows I´ve Won", repleta de groove e com um mojo irresistível. O riff de abertura de "Just You and Me" é mais uma prova do talento de Rossi, enquanto "A Way to Die" é uma balada de uma beleza tocante, demonstrando em seus solos e melodias a enorme de sensibilidade e intimidade de Walter Rossi com o seu instrumento.

"Let´s Keep Silent" é outra composição onde podemos sentir a influência de Jimi Hendrix no estilo de Rossi. Com um balanço contagiante, é uma espécie de hard funk repleto de malícia, com Walter debulhando no wah-wah. "Wheel of Fortune Turning" espanta pelo peso absurdo, enquanto "It Isn´t the First Time" aposta mais uma vez no balanço e tem um certo tempero latino.

Capa da edição original canadense

O álbum foi lançado em 1972 no Canadá e apenas em 1976 nos Estados Unidos, sendo que a edição americana é a mais conhecida e tem uma capa diferente da original, com uma ilustração de Rossi, do baixista Jack Geisinger e do batera Mike Driscoll que lembra o estilo do cartunista Robert Crumb. As duas são difíceis de serem encontradas em vinil, mas a edição canadense é a mais valorizada e rara, um verdadeiro objeto de desejo entre os colecionadores.

Resumindo: o Charlee foi um grupo sensacional, liderado por um músico incrível, mas que, infelizmente, ficou pelo caminho, não alcançando o reconhecimento e a importância que merecia. Um erro que podemos consertar com o tempo."

Por:
Ricardo Seelig


1. Wizzard
2. Lord Knows I´ve Won
3. Just You and Me
4. A Way to Die
5. Let´s Keep Silent
6. Wheel of Fortune Turning
7. It Isn´t The First Time
8. Let´s Keep Silent (Reprise)

Walter Rossi - guitarra e vocal
Jack Geisinger - baixo
Mike Driscoll - baterista

Baixar

3 comentários:

Unknown disse...

Sonzeira da melhor qualidadem tanto que esse é um dos meus álbuns favoritos de hard 70. Quem ler esse comentário pode baixar sem medo que vocês nao vão se decepcionar.

Gustavo Comeli disse...

caralho!
que discasso!

adorei.

recomendo a todos

Michael disse...

Discasso mesmo, para quem é fã do Hendrix Charlee é um prato cheio.