Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sábado, 3 de outubro de 2009

Twenty Sixty Six and Then - Reflections on the future (1972)


O movimento denominado “Krautrock” surgido na Alemanhã nos anos 70 é bastante interessante porque conseguiu misturar simultaneamente, varias influencias de outros estilos como o hard rock, rock progressivo, soul music e jazz rock, produzindo uma sonoridade única e inusitada.

Esta riqueza musical, em grande parte se deve à propria cultura do pais, cujos musicos em sua maioria, tem formação classica. O resultado não poderia ser diferente: excelente nivel técnico e impressionante originalidade. “Twenty Sixty Six And Then” é exemplo real disto.

A banda lançou um único album em 1972 pela gravadora United Artists/Phoenix.
A tiragem foi restrita a 1.000 cópias e as fitas master infelizmente foram perdidas. Em 1991 graças ao esforço da gravadora “Second Battle”, o album finalmente pode vir tona numa caprichada edição em formato “digipack”.

As gravações utilizadas no entanto, são anteriores ao material original mas foram totalmente remasterizadas.
Todas musicas do album utilizam intensivamente os multiplos teclados, sintetizadores, orgão hammond, mellotron e moog como base de sustentação para as texturas musicais.

A mixagem sempre acentua o “peso” destes instrumentos, caracteristica alias bastante presente no estilo “Krautrock” como um todo.
As faixas “At My Home” e “I Wanna Stay” são as que carregam mais fortemente, influencias de hard rock combinadas ao orgão hammond.

Na linha mais progressiva temos “Autumn” e “Spring”, ambas com varias fases, onde se alternam os improvisos do teclado, guitarra, percussão, flauta e vocal.


“Butterking” mescla varios estilos diferentes e tem um ritmo bem imprevisivel, lembrando às vezes “King Crimson” e “Frank Zappa”.

“Reflections On The Future” tem um baixo esmagador e solos de guitarra que farão sua adrenalina ir subindo gradativamente na medida que a musica avançar. O orgão hammond combinado ao efeito da caixa “Lesley”, largamente utilizado pelos tecladistas “Jon Lord” do “Deep Purple” e “Keith Emerson” do “ELP” é um dos destaques desta musica.


“The Way That I Feel Today” é outra faixa interessantíssima, que utiliza a flauta combinada aos teclados para compor a base dos improvisos vocais e instrumentais.

Repleta de diferentes fases, utiliza passagens jazzy misturadas a elementos de rock progressivo, hard rock e outros estilos.
A exceção ao clima não comercial do album é “Time Can't Take It Away”, ultima faixa e um dos bonus track. Sua temática é mais baseada em funk/soul music e utiliza excelente backing vocals combinado à usual competencia técnica dos instrumentistas.

1. At my Home (7:57)
2. Autumn(9:06)
3. Butterking (7:17)
4. Reflections on the Future (15:48)
5. The way that I feel today (11:11)
6. Spring (13:02)
7. I wanna stay (3:59)
8. Time can't take It Away (4:40)

Geff Harrison: vocals
Gagey Mrozeck: guitar
Steve Robinson [Rainer Geyer]: keyboards, vibraphone, synthesizer, Mellotron, vocals
Veit Marvos: keyboards, vibraphone, synthesizer, Mellotron, vocals
Konstantin "Konni" Bommarius: drums
Dieter Bauer: bass
Martin Roscoe: drums

Baixar ou Baixar.

Nenhum comentário: