Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

sábado, 3 de outubro de 2009

Speed, Glue & Shinki - Speed, Glue & Shinki (1972) ...


"Speed, Glue & Shinki" foi formado no Japão em 1970, à partir das bandas "Food Brain" (Shinki Chen, Masayoshi Kabe) e "Zero History" (Joey "Peppe" Smith).

Contratados pela gravadora Atlantic, tinham como objetivo se tornar famosos o suficiente para conquistar a Europa e os EUA, figurando ao lado de bandas como Cactus e Led Zeppelin, lançadas pelo mesmo selo.


Apesar de não terem conseguido tamanha façanha, lançaram dois discos excelentes contendo um heavy rock blues pesado com pitadas de psicodelico.

Este segundo album, originalmente lançado em formato de vinil duplo no ano de 1972, também é conhecido como "o album dos dois lados do tigre" e impressiona por seu clima de hard rock "tosco" e bem pesado.

De cara as duas primeiras faixas vem derrubando tudo o que estiver pela frente. "Sniffin & Snortin Pt. 1" na melhor linha hard rock-blues da banda "Cactus" e "Run and Hide" com sua bateria cadenciada e guitarra matadora, convidando todos a balançarem juntos suas cabeças, como fazem os "Headbanguers".


"Bad Woman" começa com um clima meio "Deep Purple" por causa do teclado Hammond e emenda um baixo extremamente saturado na melhor linha pesada do "Cream e do Mountain". Pela levada mais hard blues, o vocalista adotou um vocal com timbre bem rouco que chega a lembrar "Johnny Winter", assim como em "Flat Fret Swing", estilisticamente similar, mas que usa somente baixo e guitarra para o peso.

"Red Doll" inicia com um teclado sinistro meio "Black Sabbath", mas prossegue como um hard blues que lembra imediatamente a excelente banda "Living Blues", quando utilizam arranjos e climas similares, em suas musicas.

Diferente de "Sniffin & Snortin Pt. 1" que abre o album, "Sniffin & Snortin Pt. 2" é menos saturada e mais boogie. Nota-se mais claramente o fraseado do baixo e da guitarra, provando a alta competencia tecnica dos musicos, quando assim eles decidiam tocar.


A instrumental "Don't Say No", quebra totalmente o clima esmador de peso das faixas anteriores, explorando o lado mais melodico da banda. Predomina o teclado como elemento principal da faixa, com interessante coro vocal e arranjo de flauta.

"Calm Down" parece ter misturado "Jimi Hendrix" e "Jack Bruce" do "Cream" dentro de um liquidificador. Se não bastasse o resultado esmagador desta "mágica mistura", ainda inserem um longo solo de bateria, na melhor linha de "Mody Dick" do Led Zeppelin.

Veneno mortal, como diria meu amigo Luiz Carlos Menegon
. Na versão em vinil, as proximas musicas equivalem aos lados 3 e 4, ou seja: o outro lado do tigre.

Continua o clima pesado com "Search for Love" e "Wanna Take You Home", que foi regravada mais tarde pela banda das Filipinas, "Juan de La Cruz", pertencente à arvore genealogica do "Speed, Glue e Shinki" por causa do baterista "Joe Pepe Smith" e do vocalista "Wally Gonzalez" que já tinham tocados juntos antes no "Zero History".


As faixas "Chuppy", a suite "Sun, Planets, Life, Moon" e a ultima faixa "Song for an Angel" são totalmente diferentes do clima geral do album, utilizando efeitos de teclado moog, combinados a outros truques de estudio. Realmente não dá para entender qual era o objetivo deles ao combinarem sonoridades tão diferentes em um mesmo album duplo, mas depois de ouvir tantos "petardos", quem sou Eu para falar alguma coisa?

01. Sniffin & Snortin Pt. 1
02. Run and Hide
03. Bad Woman
04. Red Doll
05. Flat Fret Swing
06. Sniffin & Snortin Pt. 2
07. Don't Say No
08. Calm Down
09. Doodle Song
10. Search for Love
11. Chuppy
12. Wanna Take You Home
13. a) Sun b) Planets c) Life d) Moon
14. Song for an Angel

Shinki Chen - guitar, vocals
Masayoshi Kabe - bass
Joe 'Pepe' Smith - drums

Baixar.

Senha: phrockblog.blogspot.com

Postado anteriormente no blog: phrockblog.blogspot.

Nenhum comentário: