Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

JPT Scare Band - “Sleeping Sickness” (1973-76)

Em 1973, Jeff Littrel e Terry Swope, dois velhos conhecidos de infância, estavam tocando numa banda de Country-Rock no Kansas chamada "Carol Cruise and the Cruisers", que tinha como formação a tal vocalista chamada Carol, um baterista chamado Frank Infranca e um baixista cujo nome se perdeu no tempo, além de Jeff nos teclados e Terry na guitarra. O tal baixista decidiu sair, e em seu lugar entrou Paul Grisby, velho conhecido da época de faculdade de Jeff e Terry.

Nesta época, de acordo com Jeff, ele, Terry e Paul eram muito jovens (cerca de 20 anos de idade) e não tinham dinheiro, ao contrário de Carol e Frank, que vinham de famílias mais abastadas. Os três decidem então, junto com outro amigo chamado Greg Gassman, alugar um casarão velho, devidamente rebatizado de "Electric House", que se tornaria o estúdio caseiro do grupo, principalmente depois que Carol e Frank decidem sair, tendo Jeff assumido as baquetas e Terry e Paul dividindo os vocais, nascendo daí o JPT SCARE BAND.

Por mais pitoresco que possa parecer, o lance dos caras não era gravar, tampouco tocar ao vivo, mas apenas tocar pelo prazer de tocar, como afirmou Jeff em entrevista ao Planeta Stoner:

"É importante que as pessoas entendam que, voltando ao passado, quando estávamos felizes gravando nossas jams no porão da Electric House e na sala de jantar da Stone House on Crooked Road(local para onde Paul se mudaria mais tarde), nós estávamos totalmente imersos em fazer música e nos divertirmos. Não tínhamos absolutamente nenhum interesse em assinar contratos com gravadoras ou fazer tours. Tivemos sorte em ter um cara (Greg Gassman) morando com a gente na Electric House e que era engenheiro de gravação. E temos um outro grande amigo (Rocky Van Rude) que tinha uma companhia de som para shows e nos deixava usar uma das mesas de mixagem e os microfones. Caso contrário, não teríamos nenhuma gravação destes tempos maravilhosos".

Na realidade, eles chegaram a fazer algumas poucas apresentações num lugar chamado Volker Park ainda nos anos setenta, onde várias bandas se apresentavam mediante uma platéia de hippies "totalmente chapados", pois aqueles eram tempos "recheados de boa música, diversão, mulheres selvagens e aventuras cósmicas", nas palavras de Jeff...

Para se ter uma idéia do "método de trabalho" dos caras, eis trecho do relato de uma das sessões de gravação: "As músicas geralmente surgiam a partir de um riff que posteriormente ganhava uma letra(...) montamos nossos instrumentos na sala enquanto Greg registrava tudo na cozinha, tentando mixar tudo com auxílio de fones de ouvido, mas como tocávamos com os amplificadores no volume máximo, certamente ele não conseguia ouvir nada direito. Além do mais, haviam duas garotas com ele na cozinha, de forma que sempre que eu o vislumbrava pela porta suas mãos não estavam na mesa de som, mas sim ocupadas com as garotas!"

Como precisavam sobreviver, eles se viravam com o que aparecia pela frente: dentre outras coisas, Paul foi balconista, Jeff foi vigia e Terry diz que foi salva-vidas, além dos dois últimos eventualmente terem feito bicos em estúdio de gravação, e participações em diversas outras bandas locais.

Embora o JPT sempre tenha girado em torno dos três, eventualmente em algumas jams o trio contou com outros guitarristas, tecladistas e bateristas, sendo que parte deste material ainda permanece inédito nas mãos de Jeff.
No final dos anos setenta, Terry e Jeff formaram o PRISONER (também chamado de PROJECT 23), juntamente com o baixista Wally Binney, banda que adotava uma sonoridade diferente do JPT.

Tudo indicava que aquelas lendárias jams iriam acabar mofando em velhos tapes, mas uma reviravolta iria ocorrer no futuro...
1992: Jeff vai atender ao telefone e do outro lado da linha um sujeito se identifica como sendo Phil Baker, dizendo que havia comprado em um sebo o tal disco do PRISONER, e gostara muito de uma faixa chamada "Burning Hell", perguntando para Jeff se o grupo gravara mais algo naquela linha.

O baterista, ainda meio reticente, diz que na realidade a faixa em questão havia sido gravada originalmente em meados da década de setenta pela sua banda da época, chamada JPT SCARE BAND, da qual ele mantinha caixas e mais caixas de material.

Phil pergunta se poderia rolar alguma coisa pelo próprio telefone, e Jeff lhe mostra um trecho de 45 segundos de "Acid Acetate Excursion". Algum tempo depois, um ansioso Phil estaria recebendo no Texas o primeiro lote de fitas do JPT...

Acontece que Baker, juntamente com Dennis Bergeron, são proprietários da Monster Records, e em junho de 2000 finalmente a Monster lança o "Sleeping Sickness"...

Texto: whiplash

1. Sleeping Sickness
2. Slow Sick Shuffle
3. King Rat
4. It’s Too Late
5. Acid Acetate Excursion
6. I’ve Been Waiting
7. Time To Cry

Jeff Lintrell - Drums
Paul Grigsby - Bass, vocal
Tony Swope - Guitar, vocal

Baixar.

Um comentário:

marcos Beghetto disse...

a unica coisa que dá prá dizer:
TESÃO TESÃO TESÃO!