Estou começando com o processo de re-postagem do blog, mas também irei continuar postando algumas boas novidades!

domingo, 31 de maio de 2009

Dragonfly - Dragonfly (1968)

Não confundir com as outras Dragonfly que tem por ai, entre elas uma de progressivo da Suíça, este Dragonfly em questão trata-se de uma banda de Hard /Psicodélico formada no sul da Califórnia. Lançaram o este unico disco em 1968, um album obrigatório para os amantes do heavy acid psych. Suas guitarras fuzzy são altas e pesadas e os arranjos puro "acid-rock" com muitos efeitos de "echo & reverb" e "backwards tapes".

O disco abre com "Blue Monday" com uma guitarra fuzzy matadora que vai marcar toda música, abusando do efeito de "feedback" com tremolo, bem na linha de "Fever Tree" e "The Amboy Dukes". Um dos pontos altos deste album. "Enjoy Yourself" começa com uma interessante bateria que se alterna entre os dois canais de audio. Depois segue uma introdução de guitarra que vai definir o andamento desta musica até seu final. Destaque também para o trabalho de baixo que sustentará as passagens bluesy-hard-rock e os ataques de guitarra fuzzy, chegando a lembrar um pouco "Vincebus Eruptum" do "Blue Cheer".

Mais uma overdose de "fuzzy guitar" na cover do blues "Hootchie Kootchie Man" que é seguida por "I Feel It" marcada pela presença de um "harpsichord" combinado com os solos de guitarra em um arranjo bastante intessante e criativo.
"Trombodo" é uma breve introdução de trompete a espanhola para "Portrait of Youth", um quase hard rock com presença totalitária da bateria.

Outra figurinha carimbada do album.
"Crazy Woman" tem uma abertura ala "The Who" logo descaracterizada pela explosão da guitarra fuzzy. Acid-rock na veia... "She Don't Care" abusa dos truques de estudio como "overdub", "backwards tapes" e "audio pitchs" e a proxima, "Time Has Slipped Away" tem uma guitarra solo dissonante combinada a um andamento de baixo forte e marcante. "To Be Free" pode ser considerada a mais comportada do album por ser a unica faixa que "não vai estourar seus tímpanos com uma guitarrada fuzzy". Seu final é inesperado (acaba de repente mesmo. não é defeito de gravação, não...).

O album fecha com "Miles Away" um "psychpop" na linha do "The Moby Grape" e "The Byrds" que em seu final tem uma série de efeitos de "overdub" e "backwards tapes".


Capa da versão lançada pela gravadora EVA em 1992.

01. Blue Monday - 3:16
02. Enjoy Yourself - 3:19
03. Hootchie Koochie Man - 4:42
04. I Feel It - 4:37
05. Trombodo - 0:32
06. Portrait of Youth - 2:46
07. Crazy Woman - 2:34
08. She Don't Care - 2:50
09. Time Has Slipped Away - 2:40
10. To Be Free - 3:17
11. Darlin' - 0:38
12. Miles Away - 4:48

G.Jimerfield - Guitar, Vocals
B.Ray - Guitar
Jack Duncan - Bass
B.Davis – Drums

Baixar

Nenhum comentário: